Sisu: universidades em Pernambuco oferecem mais de 13 mil vagas | Rota do Sertão

EMPREGOS/CONCURSOS

Sisu: universidades em Pernambuco oferecem mais de 13 mil vagas

22/01/2018 19:52 Inscrições para o Sistema de Seleção Unificada 2018 começam na terça-feira (23). Há vagas na UFPE, UFRPE, UPE, IFPE e Univasf. Sisu: universidades em Pernambuco oferecem mais de 13 mil vagas

Os estudantes que buscam uma vaga no ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em Pernambuco vão contar mais de 13 mil vagas, distribuídas entre cinco instituições, neste ano. As inscrições para o Sisu começam na terça-feira (23) e utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017.

Em todo o país, 130 universidades públicas aderem ao programa. As inscrições para o Sisu seguem até o dia 26 deste mês. Elas são feitas no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/. Não é necessário pagar taxas. Para acessar o edital completo, clique aqui. Confira abaixo as instituições que divulgaram vagas no estado:

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) disponibilizou 6.952 vagas. As oportunidades estão distribuídas em 102 cursos nos campi de Recife, Caruaru, no Agreste, e Vitória de Santo Antão, na Mata Sul. O candidato pode se inscrever no processo seletivo em até duas opções de curso.

Apenas os cursos de Música, Dança e Letras/Libras contam com vestibulares próprios. Os de educação a distância também têm processos seletivos diferentes. O edital do processo seletivo UFPE/Sisu pode ser conferido no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad) da UFPE.

Na inscrição, o candidato precisa selecionar a modalidade de concorrência que deseja. Entre as opções, há a ampla concorrência, as vagas reservadas para os estudantes que tenham cursado o Ensino Médio completo em escola pública, e as vagas direcionadas para as políticas adotadas pela universidade.

A implementação das cotas para pessoas com deficiência, dentro do percentual das cotas dos alunos de escolas públicas, é a novidade deste ano. O edital para o processo seletivo UFPE/Sisu para pessoas com deficiências está disponível no site da Proacad.

O resultado está previsto para ser divulgado no dia 2 de fevereiro. A primeira chamada da matrícula acontece entre os dias 5 e 7 de fevereiro. A inscrição na lista de espera no site do Sisu vai de 2 a 7 de fevereiro. O anúncio dessa lista está previsto para ocorrer no dia 8 de fevereiro.

A primeira convocação da lista de espera da UFPE acontece no dia 16 de fevereiro. As aulas do semestre 2018.1 têm início no dia 26 de fevereiro. Já o 2018.2, em 6 de agosto.

UPE

A Universidade de Pernambuco (UPE), oferece 1.730 oportunidades através do Sisu. As vagas estão distribuídas em 55 cursos de graduação, nos 11 campi da instituição.

Em nota, a universidade explicou que os candidatos precisam tirar notas mínimas no Enem para ter acesso as oportunidades. A UPE cobra que o estudante tenha tirado, ao menos, 350 pontos na Redação e 300 pontos nas questões objetivas.

IFPE

Já o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) destinou 384 vagas para o Sisu. Elas são oferecidas em três campi. As oportunidades são para nove cursos. O edital está disponível na página do instituto.

Os cursos com vagas são os de Licenciatura em Química, no campus Barreiros, (40 vagas), Enfermagem (40) e Engenharia Elétrica (40), no campus Pesqueira, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (34), Design Gráfico (40), Engenharia Civil (40), Gestão Ambiental (40), Gestão de Turismo (80), Radiologia (34), no campus Recife.

Pode concorrer às vagas o estudante que fez o Enem 2017 e não zerou a prova de redação. A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 29 de janeiro. As matrículas são realizadas no IFPE de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.

O instituto reserva 50% das vagas para quem estudou na rede pública de ensino. Há uma divisão entre os quem têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e os que têm renda superior a essa faixa. Dentro dessas categorias, há subcotas para alunos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas, além de oportunidades para pessoas com algum tipo deficiência.

UFRPE

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), são 3.880 vagas distribuídas em 55 cursos, localizados do Litoral ao Sertão. Há, ainda, oportunidades na educação a distância do centro de ensino. O edital pode ser conferido no site da UFRPE.

Entre os cursos estão Administração, Agronomia, Bacharelado em Ciência da Computação, Bacharelado em Ciência Biológicas, Bacharelado em Ciências do Consumo, Bacharelado em Ciências Econômicas, Bacharelado em Gastronomia, Economia Doméstica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Medicina Veterinária e Zootecnia.

O resultado da chamada regular está previsto para ser divulgado no dia 29 deste mês. O candidato que não for aprovado pode se inscrever na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, assim como nas outras universidades.

Univasf

A Universidade do Vale do São Francisco, localizada em Petrolina, no Sertão pernambucano, disponibilizou 720 vagas para o Sisu. Ao todo, são 23 cursos como Administração, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Agrônoma, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Zootecnia.

Além das oportunidades em Pernambuco, a Univasf possui vagas em no campus da Bahia e também do Piauí. Ao todo, são 510 nessas duas localidades.

 

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações do G1 PE

Crédito Foto: Divulgação  

Tags: Sisu, universidades , Pernambuco, oferecem , 13, mil, vagas
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...