Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento | Rota do Sertão

TURISMO

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento

06/09/2018 22:17 Engana-se quem afirma ser apenas um destino popular e lotado. Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento

Um dos destinos mais populares dos pacotes turísticos para o nordeste, Porto Seguro é um local completo, democrático e oferece cinco destinos num só. Engana-se quem afirma ser apenas um destino popular e lotado. Revigorada, a cidade, junto com a vizinha Santa Cruz Cabrália e os três distritos, oferece diversificada opção de hospedagem e uma infinidade de passeios.

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

Apenas no litoral de Porto Seguro são mais de 85 quilômetros de belas praias, que se esten­dem de Caraíva, distrito situado no litoral sul, até à praia do Mutá, no litoral norte e que faz divi­sa com o município de Santa Cruz Cabrália. Para completar a sua experiência explore também as praias e atrações da vizinha cidade, que tem um rico centro histórico, reserva indígena e fazenda ecológica pra visitar.

Porto Seguro é o lugar onde a história do Brasil começou. Além das belas praias, com mar azul es­verdeado e águas quentinhas e protegidas por ar­recifes, o belo litoral é contornado por coqueiros. A animação toma conta das megabarracas pé na areia, ao som do axé music e de outros ritmos.

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

Daí a capital da Costa do Descobrimento ser uma das preferidas dos formandos, casais em lua de mel e das famílias durante quase que o ano inteiro. O destino é privilegiado por sua localização geográ­fica, pois está a menos de duas horas de voo dos principais centros emissivos da região sudeste e centro oeste do Brasil.

A cidade mudou muito nessa última década, am­pliou e diversificou os seus atrativos e atualmente oferece mais de 42 mil leitos que a colocam no posto de terceiro maior polo hoteleiro do país, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. Embo­ra a maioria dos visitantes esteja apenas preocupa­do em tomar sol e curtir os shows das barracas, a parte histórica rende bons passeios.

 Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento

Parte da riqueza histórica e cultural brasileira está aqui representada. O Centro Histórico, localizado no alto da cidade, com seus prédios e museus, man­tém viva a origem do povo brasileiro. É lá que está o Marco Padrão da Posse, de 1503. No Memorial da Epopéia do Descobrimento, você encontra a réplica da Nau Capitania da esquadra de Cabral. Outro lo­cal que merece destaque é a Reserva Indígena Pata­xó da Jaqueira na Praia do Cruzeiro, que preserva a cultura das etnias que habitavam a região.

Em 2014, a Costa do Descobrimento foi a sede de treinamento de duas seleções de futebol. Suíça e Alemanha. Durante a Copa do Mundo do Brasil. Isso proporcionou mais investimentos e requalificou os serviços oferecidos por hotéis, atrativos e serviços.

O Réveillon, o carnaval e o São João Elétrico são comemorados tradicionalmente na Passarela do Descobrimento, principal corredor turístico do lo­cal. É lá também que os turistas encontram mais de três dezenas de bons restaurantes e lojinhas que vendem de camisetas a joias semi preciosas. Com tanta diversidade, Porto Seguro é um desti­no capaz de superar as expectativas de qualquer visitante e está pronta pra atender a toda a família.

DISTRITOS CONCENTRAM AS MELHORES ATRAÇÕES

Em Arraial d’Ajuda, a Igreja Nossa Senhora d’Ajuda, reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como o primeiro santuário do Brasil, é ponto de parada obrigatória para milhares de turistas do mundo inteiro.

 Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento

Já no distrito de Trancoso, no litoral sul, a igreja São João Batista dos Índios, construída no século XVII, está situada no charmoso Quadra­do, outro marco representativo da história local. A cultura indígena também constitui um grande produto turístico do destino.

ARRAIAL É MAIS ALTERNATIVO

Uma travessia de balsa com duração de cinco minutos faz a ligação entre a sede do município e seu charmoso distrito. Durante a travessia do Rio Buranhém o visitante desfruta de uma paisa­gem belíssima formada pelo encontro do rio com o mar. Após o desembarque, apenas dez minu­tos o separam do centro de Arraial. O trajeto deve ser feito preferencialmente a pé, para explorar as pitorescas ruelas do distrito. Bem no centrinho fica a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda. Construída no século XVI, é considerada o primeiro templo re­ligioso do Brasil. Atrás dela está um dos maiores atrativos de Arraial: a deslumbrante visão do mar, com Porto Seguro como pano de fundo. O que mais se ouve ali, além do canto dos pássaros, são os cliques das máquinas fotográficas dos turistas encantados com a beleza da paisagem à sua fren­te. Para completar a primeira parte do passeio, o visitante pode conhecer o artesanato local nas de­zenas de casinhas coloridas do entorno.

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

O principal point local é a famosa Rua do Mucu­gê. Nela é possível encontrar aconchegantes res­taurantes de cozinha internacional, e, é claro, as cores e sabores da culinária local. Lojas e boutiques de grifes conhecidas também chamam a atenção do turista e completam o quadro que surpreende pela harmonia do visual descolado. Pra quem curte uma boa noitada, bares com música ao vivo apre­sentam um desfile imperdível de bandas de rock, blues, jazz, MPB e outros ritmos, que atraem um público animado, com gente de todo o mundo.

Arraial d’Ajuda é uma ótima pedida para quem gosta de caminhadas à beira-mar e de tomar um bom banho nas águas mornas que banham as brancas areias. A Praia de Taípe, com falésias que chegam a 45 metros de altura e as badaladas Praia de Mucugê e do Parracho são as mais procuradas e as que concentram as melhores pousadas do lo­cal. A Praia de Pitinga é uma opção mais requinta­da e vai surpreender por sua beleza.

Uma atração mais para a família e criançada é o Arraial d’Ajuda Eco Parque. Inaugurado em 1997, possui atrações para todas as idades. Os brinquedos aquáticos fazem a alegria dos visitan­tes e são uma maneira de se refrescar nas águas doces e mornas de suas piscinas.

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

Unindo a rusticidade original de uma vila de pes­cadores, a um ambiente de muito charme, o dis­trito de Arraial d’Ajuda soube preservar sua simpli­cidade, simpatia e descontração, tirando proveito das excepcionais belezas naturais.

CASAMENTOS, GENTE BONITA E PAISAGENS ÚNICAS EM TRANCOSO

Trancoso virou um dos destinos mais badalados do Brasil! Aqui entre nós, não é pra menos. Vamos combinar, o lugar é realmente incomparável! Que o digam celebridades como Naomi Campbell, Will Smith, Beyoncé, Príncipe Harry, Al Gore, Neymar e tantas outras que personalidades que já puderam conferir os inúmeros encantos do vilarejo.

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

Povoado criado a apenas 26 km da sede do mu­nicípio, Trancoso foi promovida a vila em 1759. Sua certidão de nascimento diz que teve origem numa antiga aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, mesmo nome da igrejinha que resiste, até hoje, no badalado Quadrado Históri­co, no centro da vila. Em seu entorno, antigas casas tombadas pelo IPHAN, hoje transformadas em lojas, bares, restaurantes e pousadas de alto nível, contribuem com a atmosfera chique de todo o conjunto. O cenário se completa com a cortina verde formada pelas muitas árvores que emoldu­ram toda a região.

É a partir do mirante, atrás da igreja, que se vis­lumbra um dos aspectos mais admirados desta charmosa vila: uma visão estonteante da faixa de areia e mar que deixa os turistas sonhando acor­dados. A rendição é total e a paixão fulminante. Não há mesmo como resistir à tentação de um ba­nho no mar de azul profundo e águas mornas, ou uma preguiçosa caminhada na areia fofa que se es­tende a perder de vista. Aliás, a beleza das praias é outra das boas razões para se deixar ficar em terras de Trancoso. Do Rio da Barra à Praia dos Coqueiros, é impossível não se encantar com a calmaria das águas mornas, protegidas pelas enormes e impo­nentes falésias. Aos poucos, o cenário revela seus segredos na forma do correr de rios cristalinos e paisagens inusitadas. Reforçando a sensação de se estar num lugar mágico. Ultimamente, Trancoso tem sido escolhida como cenário de casamentos de endinheirados e gente famosa. A ferveção cultu­ral também marca presença na forma de eventos de qualidade ímpar. O Teatro L’Occitane, uma im­pressionante construção projetada pelo arquiteto luxemburguês François Valentiny, o mais concei­tuado profissional do mundo na construção de an­fiteatros ao ar livre, é um grande destaque cultural e sedia importantes eventos musicais e artísticos.

O local, em si, é um espetáculo! Possui mais de mil lugares e foi idealizado para ser totalmente in­tegrado à natureza. Com dois auditórios distintos e sobrepostos, um, em cima, ao ar livre, que é qua­se uma releitura dos antigos anfiteatros romanos, e outro, em baixo, coberto pela arquibancada da estrutura superior. Este criativo e inusitado forma­to permite que, em caso de necessidade, se mude de um auditório para outro em poucos minutos, pois os palcos, sobrepostos, estão ligados por uma estrutura interna que permite a montagem do ce­nário ou instrumentos de forma rápida e simples. Um verdadeiro espetáculo em meio à exuberân­cia natural que fez a fama do local, e rodeado por campos de golfe, resorts e condomínios exclu­sivos, onde o clima é sempre uma mistura de luxo, simplicidade e charme.

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

Entre a população local, a mistura de línguas e etnias está sempre presente e contribui para a ma­gia do lugar. Nativos e estrangeiros, milionários, celebridades e simples pescadores convivem har­moniosamente e comungam do mesmo sentimen­to de integração com a natureza.

CARAÍVA: PARAÍSO PRESERVADO NO SUL DE PORTO SEGURO

O ultimo dos distritos a ser explorado talvez seja o que tenha as praias mais lindas do sul da Bahia. Percorrendo alguns quilômetros de estrada de terra batida, o trajeto exige um pouco de paciência. Porém, há quem defenda que essa é a maior garantia de que o local continuará preservado. Caraíva é o lugar ideal para quem deseja trocar a loucura da cidade grande por um pedaço do paraíso. A natu­reza é protagonista e oferece aos olhos de quem a contempla paisagens únicas e belíssimas. O Rio Caraíva é muito importante para o vilarejo. Até a década de 80, a ocupação do povoado se restrin­gia às suas margens. Ele é praticamente a alma do lugar. Só é possível chegar ao distrito através dele, por meio de canoas conduzidas por nativos. Carros, ônibus e motos não entram nas ruelas de areia branca, ladeadas por árvores centenárias que realçam o clima bucólico da vila.

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

As praias oferecem um cenário de privacidade quase total. Sua beleza está além da imaginação. Com areais salpicados de românticas conchas, bú­zios e corais, elas servem de cenário para as pro­messas dos apaixonados. Alguns poucos restauran­tes à beira-mar garantem a cerveja gelada ou uma saborosa água de coco. Caraíva ainda tem poucos serviços e uma quantidade de pousadas e hotéis tímida pela grandeza de seu potencial turístico.

Uma das alternativas de lazer são os passeios de buggy. Empresas especializadas oferecem este serviço, com o qual o turista pode conhecer a Al­deia indígena de Barra Velha e a Ponta de Corum­bau. Outra opção é fazer uma visita ao Monte Pas­coal, primeiro pedaço de terra avistado pelas naus portuguesas. Um passeio de boia também está ao alcance do turista que aprecia atividades ao ar livre. É possível descer ou subir o Rio Caraíva e desfrutar de toda a natureza no entorno, e que natureza!

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

Não pense que a chegada da noite apaga o char­me e os encantos de Caraíva. Nada disso! Para os apreciadores de um bom forró pé de serra, Caraíva é o local certo. Alguns locais abrem suas portas e convidam para o arrasta pé ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo.

VOCÊ ACHA QUE ACABOU?

Ainda falta o quinto destino dessa viagem má­gica pelo litoral sul baiano. No final da Praia do Mutá encontramos a beleza e rusticidade de San­ta Cruz Cabrália. História e natureza caminham juntas. Na parte alta da cidade, construções dos séculos 17 e 18 dividem a atenção com as belas paisagens. Já na praia de Coroa Vermelha, a en­seada de águas calmas abriga a cruz que simboliza a primeira missa rezada no Brasil, em 1500. O ecoturismo marca presença através dos passeios ao Parque Marinho da Coroa Alta, com piscinas na­turais repletas de peixes; e à Fazenda Mãe Tereza, com caminhadas em meio à mata nativa e deliciosos banhos nas lagoas de águas escuras e quentinhas.

Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento 

As embarcações partem do porto às margens do rio João de Tiba e levam às barreiras de corais que formam piscinas naturais repletas de vida marinha. O tour inclui paradas nas praias da tranquila vila de Santo André e dura cerca de cinco horas.

Protegidas por recifes, as praias de Santa Cruz Ca­brália são bastante calmas e perfeitas para banhos. Quem viaja em busca de ondas deve seguir para a praia de Arakakaí. A praia de Coroa Vermelha, a oito quilômetros, abriga um cento de artesanato com trabalhos produzidos pelos índios pataxós. Há peças em madeira – gamelas e pilões – feitas com sementes, como as coloridas bijuterias, além de cocares. Também merecem destaque as luminárias em diversos modelos e tamanhos, feitas em palha.

 Porto Seguro-BA reúne cinco destinos na Costa do Descobrimento

A Fazenda Mãe Tereza é um parque ecológi­co que está instalado em uma fazenda de coco, a 2 km do centro. Na programação, atividades como caminhadas por trilhas em meio à mata Atlântica, cavalgadas, banhos de rio, pesca arte­sanal, tirolesa e passeios de caiaque. Por toda a propriedade, é possível observar espécies nativas da flora e da fauna, como cajueiros, coqueiros e árvores nativas da Mata Atlântica. O proprietário José Topolansky é um uruguaio que “virou” baiano e serve para os visitantes a famosa “Parrillada Uru­guaia” com o toque e o tempero da Bahia.

Portanto uma viagem a Porto Seguro é visitar ao mesmo tempo cinco destinos turísticos juntos. Alguns comentários de que o destino é lotado e popular é burrice!

Nesses mais de 110 quilômetros de areias fofas, claras, mar quentinho e degradê você poderá es­colher de tudo. Agitação, praias desertas, turismo histórico, passeios de barco e trilhas pela Mata Atlântica. Consulte uma boa opção de hospeda­gem, alugue um carro, fuja dos guias locais e faça seu roteiro de maneira personalizada. Uma dica é baixar o aplicativo Google Trips e planejar com calma o seu roteiro pela Costa do Descobrimento.

Como chegar

AZUL

GOL

LATAM

Onde ficar

PORTO SEGURO

Nauticomar – All Inclusive Hotel & Beach Club

Porto Seguro Eco Bahia Hotel

SANTA CRUZ CABRÁLIA

Baía Cabrália

Pousada Villa Rosada

Onde comer

Restaurante Portinha

 

 

Fonte: rotadosertao.com/ Turismo/ Com informações Cláudio Lacerda Oliva

Crédito Foto: Istock/ Alberto Brandão Louro/ Divulgação/ Casadaphoto/ Lucato/ Joa_Souza/ LG maciel/ Porto Seguro Tur/ Tayse Argôlo/ Seture

Tags: Porto Seguro, BA, reúne, cinco, destinos, Costa, Descobrimento
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...