Distribuição de gás de cozinha pode levar mais de 20 dias para voltar ao normal em Pernambuco | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Distribuição de gás de cozinha pode levar mais de 20 dias para voltar ao normal em Pernambuco

13/06/2018 17:51 Cálculo feito pela TV Globo foi baseado em números diários de produção e entrega de botijões gás no estado. Filas para comprar gás se multiplicam pelo Grande Recife. Distribuição de gás de cozinha pode levar mais de 20 dias para voltar ao normal em Pernambuco

Durante os 11 dias da greve dos caminhoneiros, cerca de 1,14 milhão de botijões de gás deixaram de ser produzidos em Pernambuco. Para repor esse saldo negativo, as empresas passaram a produzir 31 mil botijões além dos 104 mil que já eram produzidos diariamente. Nesse ritmo, segundo cálculo da TV Globo, seriam necessários 37 dias para normalizar a distribuição, a partir do dia 31 de maio, data em que a greve terminou. (Veja vídeo acima)

“A população toda ficou sem gás e daqui que a gente venha compensar tudo isso, demora muito”, conta o motorista Artur Simões, que transportou, na tarde da terça (12), botijões de gás do Porto de Suape em direção às revendedoras no Recife.

Nesta quarta (13), 13 dias após o fim da paralisação dos caminhoneiros, o cenário visto pelas ruas ainda é de filas em revendedoras ou de estabelecimentos fechados, já que os carregamentos recebidos não têm sido suficientes para suprir a demanda.

Em um desses locais, no Ipsep, na Zona Sul do Recife, a venda tem sido feita por telefone após duas brigas de clientes na fila, à espera dos botijões. Em outra revendedora, na Mustardinha, na Zona Oeste, a venda é limitada a um botijão por cliente.

"Antes da greve, a gente recebia em média 180 botijões por dia, mas esse número diminuiu para 120. Para não gerar expectativa, colocamos um cartaz informando que tem 120 botijões por dia e estamos comercializando somente um por pessoa", diz Josinaldo Pereira, dono do local.

Em Pernambuco, as cinco maiores distribuidoras são responsáveis pelo abastecimento de botijões no estado e em municípios da Paraíba, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte.

Além das reclamações dos consumidores, a irregularidade no abastecimento de gás tem gerado insatisfação desses estabelecimentos, que dizem não conseguir atualizar o atendimento à população “devido ao desinteresse da Petrobras em atender o estado”.

Diante dessas denúncias, o Procon de Pernambuco acompanha a situação e notificou a Petrobras, pedindo rapidez no atendimento às revendedoras de gás de cozinha. Em nota, a Petrobras explicou que faz entrega do gás para as distribuidoras em Ipojuca durante 24 horas em Ipojuca, tendo disponibilidade de estoque equivalente a 40 dias de entrega em navios no Porto de Suape.

A Petrobras também informou que a demanda está superior ao habitual no mês de junho, mas que a distribuição está normal no país.

 

Fonte:rotadosertao.com/com informação  Clarissa Góes, TV Globo

 Credito foto :  Reprodução/TV Globo

Tags: Distribuição, gás , cozinha , levar , 20, para,voltar,normal , Pernambuco
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...