Hotéis de Salvador já têm 50% de reservas confirmadas para a Copa América | Rota do Sertão

TURISMO

Hotéis de Salvador já têm 50% de reservas confirmadas para a Copa América

05/04/2019 18:59 Evento começa no dia 14 de junho e terá cinco jogos em Salvador. Hotéis de Salvador já têm 50% de reservas confirmadas para a Copa América[

Quem gosta de futebol sabe que uma disputa entre seleções nunca é somente um jogo. Em junho começa a Copa América, com cinco partidas em Salvador, e a expectativa é que quando os jogadores chutem a bola façam também a economia girar. Houve aumento na procura por hospedagens, por pacotes de viagens, e bares e restaurantes começam a se articular.

O torneio começa no dia 14 de junho e segue até 7 de julho. O primeiro jogo na Bahia será no dia 15 do mês que vem, quando os hermanos argentinos vão enfrentar os colombianos na Arena Fonte Nova, mas a procura por hospedagens já está rolando.

Segundo o diretor de comunicação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Luciano Lopes, a estimativa é de que a taxa de ocupação das semanas dos jogos supere os 50%. O mês de junho é considerado o mais fraco para a hotelaria soteropolitana.

“Em 2018, a média de ocupação de junho inteiro foi de 47%, a menor entre os 12 meses. Quando foi anunciado no ano passado que alguns jogos da Copa América aconteceriam em Salvador, os hotéis começaram a se organizar, como realizar visitas a agentes de viagens para divulgar a cidade, um trabalho que fazemos em parceria com a prefeitura”.

Os moradores do Sul e Sudeste do Brasil já são fregueses, mas o campeonato deve atrair também estrangeiros. “O público dos países que vão jogar também deve movimentar o setor, como argentinos e colombianos, por exemplo. Já no dia do jogo entre Brasil e Venezuela (18 de junho), devemos ter uma predominância de brasileiros, porque os venezuelanos não estão viajando, por conta da crise”, afirmou.

Quem também está contando com esse movimento são os donos de estabelecimentos que ficam nas regiões turísticas da cidade. O sócio proprietário da Sorveteria da Barra, Márcio Assis, 40 anos, vai apostar na variedade de sabores regionais para atrair o público local e o estrangeiro, e aumentar as vendas de 15% a 20% durante o período dos jogos.

“Faremos uma exposição com o nome Sabores da Bahia. São 16 sorvetes de frutas típicas da nossa região, como morango da Chapada Diamantina e Açaí do Sul do estado, por exemplo. Além disso, temos os Sorvetes Especiais. São sobremesas antigas, como Dusty Miller, Banana Split e Colegial. Quem é das antigas sabe do que estou falando”, brincou.

Comércio
O comerciante José Rabelo, mais conhecido como Zelito, 58, também está contando os dias para o campeonato. Ele é proprietário, junto com a esposa, de um bar no Dique do Tororó, em frente à Arena Fonte Nova, e contou que quase triplicou a clientela durante a Copa do Mundo.

“Eu não sei como consegui me virar para me comunicar, porque era japonês, chinês, norueguês, tudo o que era nacionalidade. Vendia muito, meu bar ficava lotado”.

As agências de viagem também investiram na divulgação da cidade. A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Ângela Carvalho, contou que houve aumento na demanda.

“Começamos a perceber, em abril, um crescimento na procura por Salvador, mas ainda estamos batalhando para melhorar a questão das passagens aéreas. Os preços altos estão fazendo algumas pessoas repensarem a viagem”, contou.

A chegada dos turistas vai movimentar as vendas de souvenir. “A Copa América deve aumentar as vendas de artesanato, lembrancinhas e material esportivo, principalmente, no centro da cidade, mas ainda não temos uma estimativa do impacto desse evento nas vendas”, afirmou o presidente do Sindicato dos Lojistas, Paulo Motta.

Os ingressos para ver os jogos custam de R$ 120 à R$ 400, a inteira, mas para as duas primeiras partidas as opções mais baratas já estão esgotadas. O primeiro confronto, Argentina X Colômbia, acontece no dia 15/06, às 19h. Já o segundo, Brasil X Venezuela, será no dia 18/06, às 21h30. Ainda se enfrentam em Salvador: Equador X Chile, no dia 21/06, Colômbia e Paraguai, no dia 23/06, e uma partida pelas quartas de final, no dia 29/06.

Saúde
Já a prefeitura está preocupada em reforçar as prevenções em relação à saúde. O coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Ricardo Lourenço do Carmo, informou que as equipes do Município vão intensificar a análise da qualidade da água e do ar durante o campeonato. O rigor é uma exigência dos organizadores da Copa América.

“Esse monitoramento já acontece diariamente em Salvador, mas é intensificado durante grandes eventos. No caso da Arena Fonte Nova, onde os jogos vão acontecer, são três reservatórios, dois no interior e outro na parte externa do estádio. Fazemos a coleta das amostras antes, durante e depois de cada partida”, contou.

Ele frisou que o monitoramento será feito também no entorno da Arena, principalmente nas fontes, nas academias de rua e nos hotéis onde os atletas ficarão hospedados. Os nomes dos estabelecimentos não foram divulgados, mas serão dois no Centro e outros três na região de Stella Maris e Itapuã.

Em caso de irregularidades, os responsáveis são notificados para adotar as medidas cabíveis. “A contaminação pode se dar de diferentes maneiras, por isso, a vigilância também monitora os vestiários para garantir a qualidade da água”, afirmou Ricardo.

O ar é analisado através de aparelhos móveis usados pelos servidores. O coordenador da vigilância explicou que Salvador, historicamente, não apresenta problemas graves no ar, mas que em caso de comprometimento da qualidade um comunicado será emitido para a população. Cerca de 50 servidores devem atuar dentro do estádio nos dias de jogos.

O Centro de Controle de Zoonoses da cidade também está realizando ações pontuais no circuito do campeonato e nos locais onde os atletas vão ficar hospedados. O objetivo é evitar a proliferação de doenças, como leptospirose e as transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, por exemplo.

Crise 

O trade turístico de Salvador aguarda com expectativa que o leilão da Avianca, marcado para a terça-feira (7), em São Paulo, amenize os efeitos da crise. A companhia aérea, que era a principal operadora de voos na capital baiana, está em processo de recuperação judicial desde dezembro do ano passado.

Desde então, voos foram atrasados, suspensos ou cancelados, o que provocou muitas reclamações. A instabilidade fez os preços das passagens dispararem e teve impacto no turismo.

Para o presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), Silvio Pessoa, enquanto essa situação não for normalizada não é possível mensurar o impacto da Copa América na hotelaria de Salvador.

“É muito cedo para opinar sobre o que vai acontecer. Teremos o leilão, mas estamos preocupados com a formação de um oligopólio das companhias. Com a demanda igual, mas as ofertas diminuindo, os preços das passagens sobem seguindo a lei de mercado. Queremos saber se eles (vencedores do leilão) vão aumentar a capacidade”, diz.

Um levantamento feito pela reportagem, no final de abril, mostrou que os valores das viagens para alguns destinos partindo de Salvador, como São Paulo e Rio de Janeiro, dobraram. Na época, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não interfere na política comercial das empresas aéreas.

Já o Procon-BA afirmou que os consumidores que se sentirem prejudicados podem pedir a devolução do valor integral da passagem, além de indenizações. A Avianca movimentava 2,1 milhões de passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador por ano.

 

 

Fonte: rotadosertao.com/ Com informações Correio

Crédito Foto: Arequivo/ Correio

Tags: Hotéis, Salvador, 50%, reservas, confirmadas, Copa América
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...