Deputadas se reúnem com ministra da mulher para pedir apoio a Casa da Mulher Alagoana | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Deputadas se reúnem com ministra da mulher para pedir apoio a Casa da Mulher Alagoana

07/11/2019 21:36 De acordo com Flávia Cavalcante, o juizado da mulher em Maceió já possui uma estrutura que inclui os atendimentos psicossocial bem como do Ministério Público de Alagoas e da Defensoria Pública Estadual. Deputadas se reúnem com ministra da mulher para pedir apoio a Casa da Mulher Alagoana

As deputadas estaduais Flávia Cavalcante,   Fátima Canuto e Ângela Garrote estiveram em Brasília reunidas com a secretária adjunta da mulher, Rosinha da Adefal para mostrar o interesse que os poderes judiciário, executivo e legislativo têm de implantar em Maceió a casa da mulher alagoana, que será inspirado no projeto Casa da Mulher Brasileira que funciona em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, local em que as parlamentares visitaram.

Ainda na capital federal, elas participaram também de uma reunião com a senadora Renilde Bulhões e a Ministra Damares Alves cujo objetivo é acelerar a implantação desta casa de apoio às mulheres vítimas de violência em Alagoas. A Ministra se comprometeu em dar prioridade a Alagoas depois de escutar o relato das parlamentares sobre a necessidade de dar mais segurança as mulheres que denunciam seu agressor.

De acordo com Flávia Cavalcante, o juizado da mulher em Maceió já possui uma estrutura que inclui os atendimentos psicossocial bem como do Ministério Público de Alagoas e da Defensoria Pública Estadual. “A vinda a Brasília foi para tentar conseguir apoio do governo federal para a construção da Casa da Mulher alagoana adaptando os serviços a nossa realidade ”, disse a parlamentar.

Fátima Canuto reforçou a importância da Casa da Mulher para Alagoas e disse que a reunião foi muito produtiva já que a Ministra Damares pensa em alguns projetos para o estado. “O projeto que queremos implantar em Alagoas é no enfrentamento da violência doméstica. Essas mulheres vão ter - em um lugar só - atendimento psicossocial, Juizado, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, entre outros. Será muito importante para o empoderamento das mulheres que são vítimas de violência no nosso estado”, afirmou a deputada.

A deputada estadual Ângela Garrote destacou a importância da bancada feminina estar unida neste propósito. “Sabemos que a violência doméstica é um mal social, e como mulheres nós queremos cuidar daquelas que sofrem agressão, seja ela verbal ou física. Esta Casa de acolhimento é mais instrumento que as mulheres alagoanas poderão contar para denunciar os seus agressores”, comentou.

Outros projetos para Alagoas

Além da Casa da Mulher Alagoana, a ministra Damares pontuou para as deputadas que existem outros projetos voltados para o Estado, a exemplo de um abrigo diurno para acolhimento de idosos. 

Fátima Canuto pontua que é extremamente importante esse abrigo. “Sabemos que a violência contra o idoso também é uma realidade e que muitos estão abandonados, precisando de cuidado e acolhimento”, analisou.

Flavia Cavalcante diz que o abrigo para idosos é sinônimo de carinho e zelo com quem já trabalhou ao longo de uma vida e que sem produzir mais acaba sendo abandonado por seus familiares. “Este também é um tipo de violência e nós enxergamos diariamente muitos idosos morando nas ruas, recebê-los em um lugar onde eles possam ter um mínimo de conforto é minimizar o sofrimento”, comentou.

Ângela Garrote comemora a iniciativa da ministra. “É muito bom ver que a ministra tem olhado pelo nosso pequeno Estado que tem um povo sofrido e que precisa de cuidados”, finalizou.

 

 

Fonte: rotadosertao.com/ Com informações Assessoria

Crédito Foto: Reprodução

Tags: Deputadas, Casa, Mulher, Alagoana
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...