Ecoturismo e aventura pelas cachoeiras do litoral alagoano | Rota do Sertão

TURISMO

Ecoturismo e aventura pelas cachoeiras do litoral alagoano

25/08/2019 00:58 De uma ponta à outra do Estado, elas aparecem, muitas vezes, umas mais exuberantes que as outras em brinde à natureza. Ecoturismo e aventura pelas cachoeiras do litoral alagoano

Com o mar cristalino ao longo do litoral de Alagoas, muitas vezes parecido com o Caribe, é até difícil acreditar que paisagens mais internas, não muito longe da capital, possam chegar a qualquer tipo de comparação de beleza e atrativo turístico. Mas, acreditem, existem sim. De uma ponta à outra do Estado, as surpresas aparecem, muitas vezes, umas mais exuberantes que as outras. Mesmo possuindo lindas praias, a beleza de Alagoas não se restringe apenas a elas. Afinal, o Estado possui uma infinidade de cenários onde a natureza é protagonista, e as cachoeiras são alguns deles.

Por isso, Alagoas também é um destino perfeito para os amantes da aventura e do contato com florestas, além de exuberantes quedas d’água. Você faz o tipo aventureiro? Gosta de estar próximo à natureza, curte um trekking ou mountain bike? Se sim essas dicas são ideais para você. Nas próximas reportagens vamos viajar para conhecer e apreciar as cachoeiras de Alagoas, localizadas, em sua maioria, no Sertão e na Zona da Mata, a pouco mais de uma hora de distância.

Com um visual deslumbrante, água deliciosa e perfeitas para quem deseja fugir do tumulto e do barulho, os passeios possuem um caráter exclusivo, pois são quase inexplorados. É importante lembrar, entretanto, que quem deseja realizar programas mais radicais devem estar munidos das proteções necessárias de segurança. Como as áreas são natureza pura, não é bacana deixar lixo jogado. Recolha sempre o que levar para descarte correto e preserve o meio ambiente. Nessa reportagem vamos conhecer cinco destinos de aventura e quem sabe, um dia, destino turístico nacional.

Cachoeira do Anel (Viçosa)

Apesar de estar em área particular, o acesso é possível gratuitamente. A cachoeira é formada pelo Rio Caçamba. Na paisagem, espécies nativas da mata atlântica e flores tropicais. Não há estrutura de comércio, então é sugestivo levar alimento caso queira passar o dia. Nas proximidades também é possível acampar. Para chegar, siga pela Rodovia AL-210 em direção a Paulo Jacinto, desde Viçosa. Logo depois da entrada pra Chã Preta avista-se o Povoado do Anel. Vire à direita na estrada de terra ao lado do ponto de ônibus e siga até o final sem desviar. O município de Viçosa fica no Vale do Paraíba, região serrana dos quilombos, distante 86 km de Maceió.

Cachoeira da Tiririca (Murici)

A Cachoeira da Tiririca fica na Fazenda Boa Sorte, na zona rural de Murici, pouco mais de 60 km de Maceió. Aberto durante o ano todo, o local possui 200 hectares, sendo 40 destinados ao turismo. Considerada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, a trilha para chegar à cachoeira possui 2,5 km de mata, entre bananeiras, goiabeiras, mangueiras e jaqueiras, o que dá mais de uma hora de caminhada.

O percurso é feito sob o som das quedas d’água, originário das nascentes que vão se juntando ao longo do caminho para formar a cachoeira. Entre as atividades de lazer no local estão piscina, cavalgada, dois açudes e área para rapel. Entretanto, para praticar esportes radicais é preciso levar equipamentos.

Também localizada em Murici, a Cachoeira Dias D’Ávila  é uma  das mais altas de Alagoas: possui uma queda de 86 metros. Isso a torna ideal para os amantes do cascading, ou seja, a prática do rapel em cachoeira ou cascatas. Boa parte de sua beleza advém da biodiversidade da região, que é área de Mata Atlântica e possui fauna e flora vastas.

Cachoeira do Ximenes (União dos Palmares)

A Serra da Barriga é bastante conhecida por causa de Zumbi e suas ações para refúgio de milhares de escravos, mas guarda também um segredo natural muito bem guardado: a cachoeira do Sítio Ximenes. Apesar do difícil acesso, a vista e o banho na água gelada valem a pena todo o esforço. No caminho muito ar puro, verde, animais e a simpatia dos moradores que saúdam de maneira simples quem vai passando. As cachoeiras do Ximenes são perfeitas para a pratica do rapel.

Cachoeira Vai e Vem (Água Branca)

Essa cachoeira, do município de Água Branca, fica localizada no Sertão alagoano. Apesar de estar a 246 km da capital alagoana, a ida até o lugar reserva cenários incríveis. Além disso, o local é característico por possuir uma trilha com alguns percalços que exigem certo esforço físico. Contudo, as águas frias da queda d’água são uma recompensa pelo caminho percorrido. Famosa por suas águas límpidas, a cachoeira também apresenta um pequeno volume de água. Com isso, torna-se um local perfeito para banho sem oferecer perigos.

 

Fonte: rotadosertao.com/ Tribuna Independente/ Claudio Bulgarelli/ Sucursal Região Norte

Crédito Foto: Prefeitura de Murici

Tags: Ecoturismo, aventura, cachoeiras, alagoano
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...