Procuradores protestam no Recife contra a indicação de Aras para a PGR | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Procuradores protestam no Recife contra a indicação de Aras para a PGR

09/09/2019 23:42 Integrantes do Ministério Público Federal em Pernambuco realizaram manifestação, na tarde desta segunda-feira (9). Procuradores protestam no Recife contra a indicação de Aras para a PGR

Integrantes do Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco se manifestaram, nesta segunda-feira (9), contra a indicação de Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República (PGR). Subprocurador-geral da República, ele foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) e não faz parte da lista tríplice elaborada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). (Veja vídeo acima)

A mobilização dos integrantes do MPF é realizada, no Recife, pela ANPR, responsável pela indicação dos nomes que compõem a lista tríplice, a partir de debates com a categoria. O ato ocorre em diversos estados. Foi a primeira vez em 16 anos que um presidente da República não respeitou as indicações da associação de procuradores.

Os integrantes do MPF exibiram uma faixa com a frase “Lista tríplice para PGR é a independência do MPF levada a sério”. Eles leram uma carta, falando sobre a importância do Ministério Público para a democracia.

Segundo Wellington Cabral Saraiva, procurador-regional da República e delegado da ANPR, a manifestação diz respeito à autonomia do Ministério Público.

“Falando da Lava Jato, por exemplo. Essas equipes só conseguem trabalhar com o apoio do procurador-geral. Elas precisam de recursos, servidores, custos diversos para as passagens que os procuradores e membros precisam para viajar. Basta o procurador da República, qualquer que seja, decidir cortar isso que a Lava Jato acaba em uma semana. Não acreditamos que isso vá acontecer, mas é um exemplo do que uma má administração pode causar”, diz Wellington Saraiva.

A indicação feita pelo presidente Bolsonaro é a primeira etapa do processo de substituição na PGR. O nome de Aras ainda precisa ser sabatinado pelo Senado. O mandato da atual procuradora-geral, Raquel Dodge, termina no dia 17 de setembro.

Ainda segundo Wellington Saraiva, pronunciamentos de Bolsonaro sobre a indicação de Aras preocupam os membros do MPF.

“O presidente disse que está começando um casamento com o novo procurador-geral. Acreditamos que, mesmo do ponto de vista simbólico, essa não deve ser a atuação de um procurador-geral da República. Procurador não faz parte de governo, assim como também não é contrário a governo. Nosso papel é combater a criminalidade”, afirma Saraiva.

O procurador da República João Paulo Holanda Albuquerque afirma que o descontentamento dos integrantes do MPF com a indicação não tem a ver com a atuação de Aras, mas sim, com a garantia da autonomia do Ministério Público.

“Não existem críticas pessoais a Aras, mas é sobre a atuação livre e independente no combate à criminalidade. Devemos combater a criminalidade e temos que ter garantias, sem vinculação com o Executivo. A lista tríplice ajuda a assegurar essa autonomia”, declara João Paulo Holanda.

 

 

Fonte: rrotadosertao.com / Com informações de Pedro Alves / G1 PE

Crédito Foto:  Antonio Coelho/TV Globo

Tags: Procuradores, protestam ,Recife , indicação ,Aras , PGR
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...