Três problemas de saúde (fatais) que podem afetar as pessoas mais altas | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Três problemas de saúde (fatais) que podem afetar as pessoas mais altas

14/09/2019 17:13 A BBC News divulgou três problemas de saúde que podem influenciar o nosso destino de maneiras inimagináveis. Três problemas de saúde (fatais) que podem afetar as pessoas mais altas

Segundo um estudo publicado no periódico científico Lancet Diabetes & Endocrinology, a cada 7,5 cm de altura a mais de uma pessoa, o risco desta morrer de cancro aumenta em 4%.Para muitos a altura importa - tanto para os homens como para as mulheres.

Ao mesmo tempo, a estatura é um dado biológico simples sobre o qual praticamente não temos controle nem podemos mudar. Mas, afinal trata-se de algo que pode influenciar o nosso destino de maneiras inimagináveis - sobretudo quando o assunto é saúde.

A BBC News divulgou três problemas de saúde que podem afetar as pessoas mais altas (e uma vantagem):

1. Coágulos

O tromboembolismo venoso é uma das principais causas de morte por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. A condição ocorre quando se formam coágulos nas veias, principalmente nas dos membros inferiores, podendo chegar ao pulmão e causar embolia ou até mesmo impedir a correta circulação sanguínea.

Um estudo sueco procurou entender se existe uma relação entre o problema com a estatura. Os cientistas analisaram mais de dois milhões de pessoas e apuraram que quem tem menos de 1,60 m de altura possui 65% menos probabilidade de desenvolver o tromboembolismo venoso, comparativamente a quem tem mais de 1,88 m.

Existem dois motivos que podem influenciar esses resultados: o fato de que pessoas mais altas possuem veias mais compridas, ou seja, têm mais áreas possíveis para a formação de coágulos. Outro motivo tem a ver com a gravidade, já que o aumento da pressão nessa área das pernas pode acarretar um fluxo sanguíneo mais lento.

2. Cancro

Segundo um estudo publicado na Lancet Diabetes & Endocrinology, a cada 7,5 cm de altura a mais de uma pessoa, o risco desta morrer de cancro aumenta em 4%. Pensa-se que tal se deva sobretudo à alimentação, já que um corpo maior exige mais alimento, e uma dieta pouco saudável pode aumentar o risco de mutações nas células que geram tumores.

Outra possibilidade tem a ver com o próprio tamanho dos órgãos dos indivíduos altos: por serem maiores do que o resto da população, possuem igualmente mais células e consequentemente mais chances de crescerem desordenadamente. Nos homens altos, o risco maior é de cancro da próstata, enquanto que as mulheres são mais vulneráveis a tumores na mama, na pele e nos ovários.

3. Fibrilação atrial

Um estudo publicado em abril mostrou que as mulheres mais altas apresentam um risco três vezes mais elevado de sofrerem de fibrilação – um dos tipos mais comuns de arritmia cardíaca.

Apesar de se tratar de uma condição grave, o estudo não apontou para uma possível maior mortalidade das mulheres. Acredita-se que o tamanho de todo o corpo, inclusive da cavidade torácica, influencie as batidas irregulares do coração, que por ser maior do que o normal sofre pressão de outros órgãos, como os pulmões.

Diabetes e doenças cardíacas contrariam a 'regra'

Não temos apenas más notícias. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Lancet, as pessoas mais altas tendem a morrer menos de diabetes e de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular. Isso acontece porque têm pulmões e corações maiores e mais fortes. Sem contar que a má nutrição já apontada pode fazer com que as hormônios preventivas sejam libertadas com maior intensidade, ajudando a equilibrar a quantidade de açúcar no sangue.

 

Fonte: rotadosertao.com/ Com informações Notícias ao Minuto

Crédito Foto: Divulgação

Tags: problemas, saúde, fatais, pessoas, altas
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...