Turismo em Salvador deve ter crescimento de 10% no verão, estima Conselho: 'Melhor dos últimos 15 anos' | Rota do Sertão

TURISMO

Turismo em Salvador deve ter crescimento de 10% no verão, estima Conselho: 'Melhor dos últimos 15 anos'

19/10/2019 21:48 Segundo o vice-presidente da entidade baiana, a expectativa é animadora para o setor em relação ao período anterior. Atualmente, cidade possui 37 mil leitos ativos. Turismo em Salvador deve ter crescimento de 10% no verão, estima Conselho:

O turismo em Salvador deve ter um crescimento de 10% neste verão, em relação ao período anterior, segundo estima o Conselho Baiano de Turismo (CBTur). De acordo com o vice-presidente da entidade, Roberto Duran, a expectativa é de que a temporada 2019/2020 seja a melhor dos últimos 15 anos para o setor.

"A expectativa é de um crescimento em torno de 10% na ocupação ou no volume de visitantes, e um crescimento de mesma ordem na diária média, ou seja, no consumo dos visitantes. Provavelmente teremos o melhor verão dos últimos 15 anos", destacou Roberto.

De acordo com Duran, que também é presidente da Salvador Destination - associação ligada à prefeitura que promove e divulga a capital em eventos nacionais e internacionais, a requalificação da cidade é um dos motivos que deve contribuir para as estatísticas positivas.

Ele destaca que, além do turismo, o setor hoteleiro também tem sido beneficiado e apresentou melhora nos últimos meses, após a crise registrada entre 2017 e 2018. De acordo com Roberto Duran, atualmente, Salvador tem 404 hotéis e pousadas ativos, com cerca de 37 mil leitos em operação.

"[Destaca-se no aquecimento do turismo na cidade] a requalificação do destino, com seu calendário de eventos e sua promoção principalmente feita através das mídias digitais, atingindo assim o público final em todo o mundo, mais principalmente com nossos maiores emissores de visitantes, como interior do estado, São Paulo, Brasília. No Internacional: Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Itália, França...", conta.

"[O setor hoteleiro em Salvador está] iniciando a saída de uma grande crise, porém com um longo caminho a ser percorrido".

Contudo, mesmo com a perspectiva positiva, Duran não descarta os prejuízos que podem ser causados ao setor pelas manchas de óleo que atingem o litoral da capital e outras oito cidades baianas. Só em Salvador, são mais de 10 praias afetadas.

"Isto é uma fatalidade dos tempos modernos, onde os governos estão tomando todas as providências para mitigar e resolver a questão. Isto nenhuma localidade do mundo está livre de ter em sua área. Importante é buscar uma rápida solução com transparência e união de todos. O nosso papel é exatamente cobrar as ações dos entes públicos, interagindo com a comunidade, buscando a união e eficácia nas ações por parte de todos", destaca.

Roberto Duran destaca também a atuação da associação, junto à prefeitura, para atrair turistas. "Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a Salvador Destination vem realizando um conjunto de ações que visam captar congressos, feiras e eventos para nossas cidade. Além de muitas outras ações feitas para divulgar e atrair negócios e turistas", destaca.

Cruzeiros

Na última quinta-feira (17), começou a temporada de cruzeiros em Salvador. Segundo a prefeitura, 63 embarcações devem passar pela capital baiana até 18 de abril de 2020.

A estimativa é receber 165 mil turistas com a visita das embarcações, o que representa também um aumento de 10% em relação ao fluxo de visitantes da temporada 2018/2019, segundo a Associação Internacional de Cruzeiros (Cruise Lines International Association - Clia).

Conforme a prefeitura, a alta deve refletir consequentemente na economia local, já que o gasto médio de cada passageiro com alimentação e serviços na temporada anterior foi de R$ 485, proporcionando uma movimentação econômica de mais de R$ 70 milhões.

Ainda de acordo com a prefeitura, além de embarcações vindas de outras regiões do país, como Santos, Búzios, Maceió, atracarão em Salvador navios de diversas partes do mundo, a exemplos do MSC Seaview, que virá de Santa Cruz de Tenerife, da Espanha; do MSC Magnifica, que sairá de Cabo Verde; e o Coral Princess que chegará do Caribe.

Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) disponibilizará um estande no porto com atendentes que falam três idiomas para dar as boas-vindas aos visitantes dos cruzeiros durante toda a temporada.

Os guias tirarão dúvidas e orientarão os visitantes sobre opções rápidas de turismo, distribuindo cartilhas com mapas contendo informações de acesso ao Centro Histórico, por exemplo.

Segundo a administração, mesmo sendo mais rápidas, as visitas funcionam como um incentivo para que esses excursionistas voltem a Salvador em uma outra oportunidade, permitindo uma experiência turística mais duradoura e, portanto, mais vantajosa à cadeia produtiva do turismo.

O verão começa no dia 22 de dezembro deste ano e segue até 20 de março de 2020. Segundo a meteorologista Cláudia Valéria Silva, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ainda é cedo para detalhar o clima desta temporada, mas duas características que são próprias da estação na Bahia devem prevalecer: pouca chuva e temperaturas elevadas.

"Normalmente, o verão é o período mais quente do ano na Bahia, independente de qualquer interferência climática. É o período que temos maior quantidade de dias ensolarados. Em março o calor é maior. Nesse verão, não será diferente", explicou Cláudia Valéria.

 

Fonte: rotadosertao.com/ Com informações G1 BA/ Alan Oliveira

Crédito Foto: Alan Oliveira/ G1

Tags: Turismo, Salvador, crescimento, 10%, Conselho
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...