Brotas tem cachoeira para contemplação, banho, massagem, rapel e até para escorregar | Rota do Sertão

TURISMO

Brotas tem cachoeira para contemplação, banho, massagem, rapel e até para escorregar

19/12/2019 22:13 As belas cascatas fazem do destino um destaque do ecoturismo; a maioria é aberta à visitação turística. Brotas tem cachoeira para contemplação, banho, massagem, rapel e até para escorregar

Contemplar uma cachoeira, absorvendo o barulhinho bom da queda da água e a natureza do entorno, é descrito por muitos como um remédio para o estresse. Não à toa, visitação às cachoeiras é a atividade que os turistas mais realizam em Brotas, na frente, inclusive, do rafting. As belas cascatas fazem do destino um destaque do ecoturismo. Mas o que nem todos os turistas sabem é que em algumas, além de admirar e tomar banho, há outras atividades possíveis. Entre elas estão hidromassagem natural e rapel, que é uma atividade do turismo de aventura que requer treinameto. Mais fácil, mas para quem quer emoção e tem coragem, a sugestão é acomodar-se em uma boia e deslizar sobre as pedras da Cachoeira do Escorregador embalado pela água, semelhante a um tobogã. 

Nesta cachoeira, a sequência de pedras em desnível por onde a água corre é de cerca de 80 metros de extensão. A primeira parte tem cerca de 30 metros de extensão por 20 de largura. É onde fica o trecho indicado para escorregar, de cerca de 15 metros de extensão, e ao final cair em uma piscina natural de produnfidade média de dois metros. A segunda parte é só para contemplação e banho: uma queda de 7 metros de altura que forma piscina de 1,20 metro. A trilha de acesso é curta e fácil, possível ser feita com toda a família, conta Celso Francisco Chauvino, proprietário da fazenda onde fica a atração turística. Com estrutura de lanchonete, camping, quiosques para churrasco e tirolesa, é local para day use com emoção.

Para quem busca cachoeira rústica, em que a atração é somente a natureza, a indicação é a do Astor. A trilha de acesso é curta e de grau de dificuldade fácil. Localizada dentro de uma fazenda, é considerada por muitos como uma joia por sua bela queda de 28 metros. Também tem cachoeira aberta à visitação o ecoparque Viva Brotas. Lá, a atração é a Santa Eulália, com 47 metros de queda e trilha média e de nível de dificuldade fácil. E há em Brotas sítios turísticos que dão acesso a mais de uma cascata. A Cachoeira do Martello, por exemplo, é um local com duas quedas: a do Martello e a Primavera, ambas com trilha de grau de dificuldade fácil. O Ecoparque Cassorova também tem duas cachoeiras. Uma, que leva o nome da propriedade, é considerada a mais bonita de São Paulo e a única de Brotas que tem duas quedas. A segunda, a dos Quatis, tem uma trilha mais longa por meio da mata com nível de dificuldade moderada. No Recanto das Cachoeiras, o turista pode visitar a Santo Antonio, com trilha curta e fácil que, inclusive, é acessível a cadeirante, e a Roseira, com trilha média e e de nível de dificuldade moderado. Já no sítio Três Quedas, o turista encontra três cachoeiras: das Andorinhas, da Figueira e das Nascentes, todas de fácil acesso. No Ecoparque Jacaré são quatro cachoeiras: Patrimônio, Jacaré, Meninas (acessível somente de quadriciclo) e São Sebastião para quem faz a trilha do cânion Jacaré.

E há cachoeiras em que a visitação é possível apenas mediante a aquisição de passeio em agência do turismo de aventura de Brotas, o que as torna mais exclusivas. É o caso da Santa Maria, com uma queda de 65 metros de altura, acessível por trilha sob mata fechada de nível moderado de dificuldade, e a Cristal, dentro de uma fazenda com trilha fácil que corta um córrego duas vezes. O passeio para está última cachoeira inclui, além de transporte, duas tirolesas, as mais extensas de Brotas – de 1.800 metros e de 1.900 metros. Outra cascata exclusiva é a da Frangipani  Hotel Boutique, aberta à visitação somente dos hóspedes da pousada.

Há, ainda, as cachoeiras do Sítio 7 Quedas. Lá, são três cascatas: Bela Vista (25 metros), Coqueiros (18 metros) e Macacos (35 metros) que estão, momentaneamente, fechadas à visitação. O sítio está passando por melhorias, como a instalação de decks, e a previsão é reabrir ao público ao final do primeiro semestre de 2020. Na área urbana, no Parque dos Saltos, as corredeiras do Rio Jacaré-Pepira formam várias cascatas e o espaço é aberto ao público gratuitamente. Cada cocheira tem um atrativo e um charme específico. É escolher e curtir. Até por isso, Brotas, merece muito mais que um dia de passeio.

Além das cachoeiras, o município concentra a maior oferta de atrações de turismo de aventura no Brasil. Tem rafting, considerado um dos melhores do País, boia cross, canionismo, escalada indoor, rapel, arvorismo, tirolesa, caminhada na natureza, cachoeirismo, cicloturismo, cavalgada, quadriciclo, passeios off road, queda livre, entre outros, e mais recentemente também kayak duplo. Com estrutura e atrativos para jovens, casais e famílias com crianças, vem despontando na cena gastronômica, com diversificada opções de alimentação e festivais como o Brotas Gourmet. Para receber os turistas, distribuídos entre a cidade e a zona rural, mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda e resorts, mais de 60 estabelecimentos gastronômicos e oito operadoras que cuidam de tudo para que a diversão esteja garantida.

Serviço

Brotas é um destino de fácil acesso, pelas melhores rodovias do País: Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luís e Eng.º Paulo Nilo Romano.

 

Fonte: rotadosertao.com/ Com informações Assessoria/ Ieda Rodrigues/ Lettera Comunicação

Crédito Foto: Ieda Rodrigues/ Lettera Comunicação

Tags: Brotas, cachoeira, contemplação, banho, massagem, rapel, escorregar
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.