Cidades com clima mais ameno para fugir do calor | Rota do Sertão

TURISMO

Cidades com clima mais ameno para fugir do calor

02/09/2020 00:05 Cinco municípios estão em médias altitudes de até 700 metros acima do nível do mar. Cidades com clima mais ameno para fugir do calor

Se é verdade que em Alagoas só existe duas estações, “verão com muito calor” e “inverno com calor e chuva”, e que nesse mês de fevereiro as temperaturas estão tão altas, mesmo nas paradisíacas cidades à beira mar, que tal aproveitar para dar uma esticada para cidades da região da Zona da Mata alagoana, pouco distante da capital, que estão em médias altitudes, até 700 metros acima do nível do mar, e onde são registradas ainda alguns graus a menos mesmo nesse período.

Listamos cinco municípios que fazem parte de região e que merecem uma visita, já que possuem também discreta estrutura de hospedagem.

Tem Mar Vermelho, conhecida como a Suíça alagoana, a mais famosa cidade do circuito; Boca da Mata, denominada como Cidade das Serras ou Princesa das Serras; Ibateguara, a Cidade do Frio, que esta localizada entre duas regiões turísticas; Quebrangulo, cidade propícia para veraneios e repousos e conhecida como a Veneza Alagoana, por suas inúmeras pontes e tem Viçosa, que do circuito do frio é conhecida como a Princesa das Matas.

Boca da Mata, denominada como Cidade das Serras ou Princesa das Serras, tem sido uma opção agradável para muitos alagoanos em busca de clima mais ameno. Distante apenas 87 km da capital, com acesso pela AL 105 e depois pela AL 215, o município revela uma natureza com inúmeros atrativos naturais, exuberantes e que serve de atração para um turismo em crescimento, mesmo com a pouca estrutura existente.

A presença da Serra de Santa Rita, local de peregrinação durante a Semana Santa e patrimônio natural do município é a principal atração para o turismo religioso e de aventura, com trilhas até o alto da montanha. Outros pontos de destaque são as Bicas do Arlindo, Baixa Grande e Quebra Carro, essas duas últimas localizadas em uma APA (Área de Proteção Ambiental). Mas o local que mais atrai visitantes é o Balneário Águas de São Bento.

A 500 metros acima do nível do mar, Ibateguara, carinhosamente denominada como a cidade do frio, tendo sido até chamada no passado de “a Suíça”, pelo clima ameno, está localizada entre duas regiões turísticas: o Circuito do Frio e o Roteiro Caminhos da Liberdade. Dois acidentes geográficos marcam o panorama natural do município: a Serra do Vento com 580 metros de altura e da Canastra com 630 metros. Mas é uma cachoeira, a do Tombador, que realmente exerce a função de ser a grande atração turística de Ibateguara. Se existe um lugar exuberante, cercado por uma floresta intocável que dá charme ao local, localizada na Serra do Catita, aproximadamente 11 km do centro da cidade, é a Cachoeira do Tombador, também conhecida como “Véu-de-Noiva”.

Mar Vermelho é agradável em época quente

Mar Vermelho tem um clima muito agradável mesmo durante essa época, com cachoeiras, serras e noites sem o calor sufocante do litoral. A principal atração do município, claro, é o clima serrano, que lhe rendeu a denominação de “Suíça Alagoana”.

Todas essas características já são suficientes para percorrer os poucos mais de 100 km distância entre Maceió e a principal cidade do Circuito do Frio alagoano. Além disso, o município fica em uma região de Mata Atlântica e tem um grande potencial turismo ecológico, com trilhas, serras e cacheiras. Tem um restaurante especializado em gastronomia mineira na serra da cidade, um dos pontos mais frios do município.

Quebrangulo

Quebrangulo, município que fica a 115 quilômetros de Maceió, encravado na região do Vale do Paraíba e Mundaú, se candidata como local propício para veraneios e repousos.

Cidade de pontes, Quebrangulo se orgulha de ser chamada de a segunda Veneza de Alagoas. Tem ponte em seu principal acidente geográfico, o Rio Paraíba do Meio, que nasce em Bom Conselho-PE e corta o município, possuindo 30 quilômetros. Tem ponte no rio Caçambinhas, que nasce em Quebrangulo e banha a sede do município, tendo o curso de 11 quilômetros, até sua foz em Viçosa e tem pontes sobre os riachos Dobrão, Seco, Caçambinha, Bálsamo e Lunga.

Viçosa

Por fim que tal conhecer Viçosa, que ficou conhecida nacionalmente como a “Princesa das Matas”, pelas muitas áreas verdes em suas serras, com destaque para a serra Dois Irmãos, ideal para a prática do ecoturismo, lugar onde, segundo historiadores, Zumbi dos Palmares viveu escondido nos últimos anos de sua vida e onde está localizada a famosa Cachoeira Dois Irmãos.

São destaques ainda os riachos Limoeiro, Porangaba, Sambalangá, Anelzinho, Veados e riacho do Meio. Tem ainda o Açude Bananal, a Lagoa Brandão e as serras Monteiro, Bananal, Alto da Balança, Alto do Gereba, Caçamba, Riachão, Alto do Cento e Vinte.

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações de Claudio Bulgarelli / Sucursal Região Norte

Crédito Foto: Prefeitura de Ibateguara

Tags: Cidades ,clima ,ameno ,fugir ,calor
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.