Em meio à pandemia de coronavírus, igrejas continuam abrindo as portas e reunindo fiéis no Grande Recife | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Em meio à pandemia de coronavírus, igrejas continuam abrindo as portas e reunindo fiéis no Grande Recife

24/03/2020 02:45 Governo de Pernambuco proibiu, no dia 17 de março, a realização de qualquer evento privado ou público com a participação de mais de 50 pessoas. Em meio à pandemia de coronavírus, igrejas continuam abrindo as portas e reunindo fiéis no Grande Recife

A recomendação neste período de pandemia do novo coronavírus é que as pessoas fiquem em casa e, desta forma, ajudem no combate à disseminação da Covid-19, doença causada pelo vírus. Com as ruas vazias no domingo (22), foi registrada movimentação perto de algumas igrejas que funcionam em locais como a Avenida Cruz Cabugá, no bairro de Santo Amaro, no Recife (veja vídeo acima).

O governo de Pernambuco proibiu, na terça-feira (17), a realização de qualquer evento privado ou público com a participação de mais de 50 pessoas. Mesmo assim, a Igreja Universal e a Igreja Mundial do Poder de Deus abriram as portas para os fiéis, no domingo (22).

Algumas igrejas católicas também continuaram realizando missas em Pernambuco, mesmo com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, tendo recomendado o cancelamento de todas as cerimônias com a participação de público desde a quarta (18).

Na igreja da Alto da Sé, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, foi realizada neste domingo (22) uma missa transmitida pelas redes sociais.

Em meio à pandemia de coronavírus, igrejas continuam abrindo as portas e reunindo fiéis no Grande Recife

Igreja funcionou normalmente no domingo (22) no bairro de Santo Amaro, no Recife

Posicionamento das igrejas

A Igreja Universal do Reino de Deus emitiu um comunicado informando que decidiu atualizar, no domingo (22), as orientações para o funcionamento das unidades em todo o Brasil e que passou a controlar a entrada das pessoas para cumprir as determinações das autoridades locais. O comunicado também disse que, se for necessário, serão ampliadas os números de reuniões.

 

Por meio de nota, a Arquidiocese de Olinda e Recife informou que alguns padres estão celebrando missas com equipes reduzidas e para poucos fiéis, mas que a "recomendação é realmente evitá-las ou gravarem missas para serem exibidas nas redes sociais das igrejas".

O comunicado explicou que a Missa da Igreja da Sé, por exemplo, foi transmitida pela página oficial da arquidiocese para 143 paróquias.

A reportagem não conseguiu contato com os representantes da Igreja Mundial do Poder de Deus.

Cumprimento de decreto

A Polícia Militar de Pernambuco informou que vem atuando, quando acionada por meio do 190, em conjunto com as guardas municipais e diretorias de controle urbano das prefeituras, para evitar aglomerações em locais públicos e assegurar o cumprimento das determinações das autoridades sanitárias.

 

No comunicado, a PM explicou que pode ser acionada sempre que alguém perceber o descumprimento das determinações do Governo de Pernambuco e ressaltou que o artigo 268 do Código Penal frisa que é crime "infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa".

A pena estabelecida para quem descumprir a norma pode variar entre um mês e um ano de prisão e multa.

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações Priscilla Aguiar, G1 PE

Crédito Foto: Reprodução/TV Globo

Tags: Em, meio , pandemia , coronavírus, igrejas, continuam, abrindo , portas , reunindo, fiéis, Grande, Recife
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.