Comércio é alvo de punição por descumprir medidas de restrição por causa do novo coronavírus no Recife em PE | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Comércio é alvo de punição por descumprir medidas de restrição por causa do novo coronavírus no Recife em PE

24/03/2020 14:52 Mesmo com a orientação de ficar em casa, muitas pessoas circularam nas ruas. Lojas foram autuadas e um restaurante foi interditado, nesta segunda (23). Comércio é alvo de punição por descumprir medidas de restrição por causa do novo coronavírus no Recife em PE

Onze lojas no Recife foram punidas, nesta segunda-feira (23), por descumprir o decreto estadual de fechamento de todos os estabelecimentos, com exceção dos serviços essenciais, devido à pandemia do novo coronavírus. Em Pernambuco, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram confirmados 42 casos, desde o dia 25 de fevereiro.

De acordo com a prefeitura, uma das infrações mais graves foi registrada em um restaurante em Santo Amaro, no Centro, com funcionamento de self-service. O estabelecimento foi interditado.

Além disso, uma oficina mecânica na Avenida Rosa e Silva, na Zona Norte, encerrou o expediente depois que fiscais orientaram o proprietário e funcionários sobre a importância das medidas em vigor.

Na Rua Antenor Navarro, bairro das Graças, também na Zona Norte, uma lanchonete foi notificada por improvisar um "drive-thru", com cones na via pública. Além de tentar burlar o decreto de saúde pública, a empresa ocupou irregularmente a via pública.

Também na Rosa e Silva, uma padaria precisou recolher mesas e cadeiras que estavam no salão e passou fita zebrada isolando área do buffet de self-service e também o primeiro andar, onde eram servidas refeições.

Na Zona Sul da capital, duas lanchonetes foram interditadas e dois salões de beleza, na Avenida Conselheiro Aguiar, acataram orientação para fechar. No caso dos estabelecimentos que receberam auto de infração, se houver reincidência, o local poderá ser interditado e perder alvará de funcionamento.

Na Imbiribeira, Zona Sul, uma loja de aparelhos de ar-condicionado estava funcionando e os profissionais não tinham equipamentos de proteção.

Estado

A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco recebeu, no sábado (21) e no domingo (22), mais de 3.400 chamados para garantir o cumprimento das medidas restritivas impostas pelo governo para conter o avanço da Covid-19.

Em Camaragibe na mesma região, também foi possível ver muita gente nas ruas, filas na frente de agências bancárias e aglomerações em pontos de ônibus.

Mesmo em locais que com lojas fechadas, o movimento das pessoas foi grande. Ou seja, não havia cumprimento da orientação de permanecer em casa para evitar que o coronavírus se espalhe.

Podem funcionar apenas supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás, além de serviços essenciais, como hospital, abastecimento de água, gás, energia e internet. Bares e restaurantes só podem abrir com sistemas de entrega.

Aplicativo

Por decreto, academias privadas e espaços públicos de exercícios estão fechados. Por causa disso, a prefeitura do Recife lançou um aplicativo chamado Movimenta Recife.

Foram feitos vários vídeos com explicações detalhadas de como se movimentar sem sair de casa, usando objetos que você tem em casa e com orientação de um professor de educação física.

Alguns exercícios usam objetos fáceis de achar em toda residência como cabos de vassoura e garrafas pet. O aplicativo Movimenta Recife está disponível apenas no sistema Android, por enquanto.

As aulas foram gravadas por profissionais que fazem parte dos projetos Academia Recife e Academia da Cidade e são divididas em três níveis: Iniciante, Intermediário e Avançado. Também estão disponíveis aulas de dança e yoga. As aulas são recomendadas para pessoas de todas as idades.

Decreto

O governo do estado decretou, nesta segunda (23), a proibição de reuniões com mais de 10 pessoas e transporte de passageiros via mototáxi como medidas conter o avanço do novo coronavírus no estado. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Câmara (PSB), por meio de um pronunciamento em vídeo divulgado na internet (veja vídeo acima).

O governador também afirmou que determinou a contratação de 4.729 profissionais para reforçar o sistema de saúde, nos hospitais, na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e na Universidade de Pernambuco.

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações do G1 PE   

Crédito Foto: G1

Tags: Comércio , alvo ,punição ,descumprir ,medidas ,restrição , novo ,coronavírus ,Recife ,PE
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.