Avanço para quinta etapa do plano de reabertura depende de análise de dados da semana, diz secretário | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Avanço para quinta etapa do plano de reabertura depende de análise de dados da semana, diz secretário

27/06/2020 22:02 Segundo secretário estadual de saúde, André Longo, passagem para próxima fase do plano de convivência com Covid-19 não será automática, como nas últimas semanas. Avanço para quinta etapa do plano de reabertura depende de análise de dados da semana, diz secretário

O avanço da maior parte das cidades de Pernambuco para a quinta etapa do plano de retomada econômica não será "automática", como nas últimas semanas. O secretário de Saúde, André Longo, disse, nesta sexta-feira (26), que o comitê de enfrentamento à Covid-19 vai esperar o fim da semana, avaliar os dados e, só na segunda ou na terça-feira, decidir se a maioria das regiões passará para a próxima fase. Ela prevê a retomada de feiras, polo de confecções e dos jogos de futebol, sem público.

Outro ponto seria a reabertura gradual do varejo de centro e dos shopping centers. No entanto, essa fase foi antecipada e os serviços já estão em funcionamento.

"A decisão do comitê de enfrentamento é que nós vamos aguardar os dados da semana epidemiológica, que se encerra amanhã [sábado]. Devemos ter esses dados no domingo. Não teremos o avanço automático na segunda-feira. Vamos aguardar os dados da semana epidemiológico para decidir quanto às atividades que estavam previstas na quinta fase do plano de convivência. Fica do jeito que está na segunda-feira", afirmou Longo.

A volta dos jogos de futebol, portanto, também está em "compasso de espera". O governo de Pernambuco deverá se pronunciar sobre o assunto no início da próxima semana.

"Esta decisão será tomada após a avaliação que será feita dos indicadores após o fechamento da 26ª semana epidemiológica, que se encerra no dia de amanhã [sábado] e na avaliação que será feita, no domingo e segunda, quando estaremos reunidos para a tomada de decisão", declarou o secretário de Saúde.

Estacionados na segunda fase

O estado lembra que há 83 cidades, nas Zonas da Mata Norte e Sul e do Agreste, que ainda estão estacionadas na segunda fase. Elas não conseguiram melhorar os indicadores de contágio da doença.

Há, ainda, o problema dos municípios de Caruaru e Bezerros, no Agreste. Com índices de transmissão crescentes, eles entraram em quarentena mais rígida nesta sexta-feira. O governo reforçou a fiscalização das medidas de restrição. De acordo com André Longo, o início da operação foi positivo.

"A gente ainda não tem os indicadores do isolamento social medido. Isso devemos ter amanhã [sábado]. Mas a avaliação inicial, inclusive do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, que esteve nos locais, é de que foi um dia positivo. Obviamente nós também iniciamos novo plano de comunicação na região para orientar a população, quanto a esta etapa necessária de maior restrição de atividades", declarou André Longo.

Com isso, a expectativa do secretário é de que, ao fim de um período de 10 dias de reforço no isolamento, os índices de Caruaru e Bezerros caiam.

"Tenho dito, para toda a população do Agreste, que são 10 dias muito importantes para a gente barrar a curva epidêmica na região. Certamente, se houver colaboração de toda a comunidade, poder público estadual, municipal ,sociedade civil organizada, a população puder ter a compreensão e colaborar com esse processo de maior isolamento, só saindo quando for necessário, estaremos fazendo nesses 10 dias cm que a região possa mudar rumo da doença", afirmou.

Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (26), mais 668 casos e 122 óbitos da Covid-19. Com isso, o estado passa a ter 55.804 pacientes com a doença e 4.610 pessoas que morreram com o novo coronavírus.

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações do G1 PA  

Crédito Foto: G1

Tags: Avanço ,quinta ,etapa ,plano ,reabertura , análise , semana, secretário
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.