MPC quer que Prefeita de Palestina explique ações contra Coronavírus na Educação | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

MPC quer que Prefeita de Palestina explique ações contra Coronavírus na Educação

29/07/2020 13:26 O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), através da 1ª Procuradoria de Conta, quer explicações da prefeita Eliane Lisboa, a “Lane Cabudo”, de Palestina, Sertão de Alagoas. MPC quer que Prefeita de Palestina explique ações contra Coronavírus na Educação

O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), através da 1ª Procuradoria de Conta, quer explicações da prefeita Eliane Lisboa, a “Lane Cabudo”, de Palestina, Sertão de Alagoas, sobre quais são as ações empregadas pela gestão para minimizar os prejuízos à educação pública no município, durante a proliferação da pandemia do coronavírus.

O trabalho do MPE/AL faz parte do Projeto “A Educação não pode esperar”, desenvolvido pelo Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB), o Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) e diversos Tribunais de Contas, com o objetivo de desenvolver uma ação colaborativa que alcance resultados práticos aos alunos da rede pública de ensino.

Segundo o Procurador Ricardo Schneider, Titular da 1ª Procuradoria de Contas, o projeto – que já teve início – tem duas etapas: a primeira foi a coleta de informações a ser realizada por meio de questionários aplicados no âmbito das Secretarias Municipais de Educação. Já a segunda, consiste em orientações a serem repassadas aos Municípios de forma sistemática e padronizada, conforme ocorrerá em todo o país.

“Dada a relevância do Direito Fundamental à Educação, bem como a necessidade de ampliar os esforços no sentido de mitigar os prejuízos daqueles que dependem da educação pública, a 1ª Procuradoria de Contas aplicará os questionários a todos os Municípios submetidos à sua esfera de fiscalização, com o objetivo de compilar informações e, futuramente, desenvolver atuações voltadas ao fortalecimento desse direito primordial”, esclareceu Schneider.

Mas a situação da educação municipal em Palestina tem preocupado as equipes do projeto. Com uma folha de pagamento da área da educação, proporcionalmente, uma das mais caras entre outros municípios do Sertão, a administração de “Lane Cabudo” vêm sendo alvo de constantes denúncias. Durante os últimos meses, quando o número de pessoas contaminadas só amenta, as aulas presenciais foram substituídas pelas remotas, mas a deficiência da internet que não atende todo o município, quase 90% do alunado, principalmente nos povoados e sítios, está sem acesso as aulas.

Já na área da saúde mais denúncias. Mesmo informando que os recursos encaminhados pelo Governo Federal estão sendo usados para compra de medicamentos e insumos para o combate à Covid-19, moradores em Palestina falam que a cada dia fica mais difícil ter atendimento e relacionam as precariedades que vão desde os postos de saúde sem medicamentos até casos de pessoas com coronavírus que não são atendidas pelas equipes médicas.

“Quem tem diabetes não tem direito a nada. A maioria dos postos de saúde não tem medicamentos e as pessoas idosas, que geralmente são os casos mais graves, pouco saem de casa devido à gravidade de suas doenças. Quem tem diabetes, por exemplo, não sabe se a taxa da doença aumentou ou não”, afirma uma idosa.

Alheia as denúncias, a propaganda institucional da prefeita se aproveita da página da prefeitura no Facebook para divulgar verdadeiros casos utópicos. São textos e fotos mostrando ações contra a pandemia com postos de saúde funcionando com farmácias abastecidas de medicamentos.

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações de Bernardino Souto Maior

Crédito Foto: Arquivo / Divulgação

Tags: MPC , Prefeita ,Palestina ,explique ,ações ,Coronavírus ,Educação
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.