Seagri deixa 80 mil famílias sem leite em AL por mais um mês | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Seagri deixa 80 mil famílias sem leite em AL por mais um mês

30/07/2020 23:04 A suspensão também prejudica mais de 3 mil agricultores familiares alagoanos. Seagri deixa 80 mil famílias sem leite em AL por mais um mês

Pela primeira vez, desde que foi criado em 2002, o maior programa de inclusão social e produtiva do Estado sofreu interrupção em Alagoas. Cerca de 80 mil famílias estão sem receber o leite, que era entregue pelo governo do Estado desde meados de junho passado. A suspensão também prejudica mais de 3 mil agricultores familiares alagoanos.

A promessa inicial era que a entrega seria retomada ainda este mês. Não foi o que aconteceu. A Secretaria de Agricultura do Estado, esperava para que isso ocorresse, a aprovação dos recursos para pagamento dos atrasados aos agricultores familiares. A reunião do Fecoep, fundo que garante os recursos para o programa, foi realizada nesta quinta-feira (30). E apesar da aprovação dos recursos, não há previsão para a retomada da entrega do leite aos beneficiários.

Sem receber o leite em junho, julho, o fornecimento também só deve retornar durante o mês de agosto.  Mas ainda sem previsão.  O secretário de Agricultura de Alagoas, João Lessa Neto, comemorou a aprovação dos recursos que garantem o pagamento aos produtores, referentes ao período entre janeiro e junho deste ano. No entanto, ele informa que a retomada da entrega do leite ainda depende do governo federal.

“Programa todo pronto, estamos com todo o processo organizado para pagar os retroativos aos produtores e retomar a distribuição. Infelizmente a gente depende agora de um termo aditivo do Ministério da Cidadania. Esperamos resolver o quanto antes esta questão”, aponta Lessa Neto.

Reclamando

Diretores da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal) tem pressionado o governo pela retomada do programa do leite, que foi suspenso pelo Governo do Estado para reformulação, serão efetuados ainda no começo deste mês de agosto.

Nessa semana os diretores da Famecal estiveram na Seagri para cobrar um posicionamento. Sem previsão para a volta do programa eles prometem fazer um ato no Palácio dos Palmares para cobrar um posicionamento do governador Renan Filho.

 “Pedimos apenas o compromisso do Governo do Estado para a manutenção do Programa do Leite. Fomos informados que o dinheiro será liberado pelo Fecoep para que, em seguida, seja dado início o pagamento dos atrasados. Os produtores de leite estão há seis meses sem receber. A gente já sofre com altos índices de analfabetismo e agora com o da fome. Afinal, esse leite, que é fornecido pelo programa, é muito importante para as famílias carentes do nosso Estado”, afirmou o diretor de Formação e Educação Comunitária da Famecal, Antonio Sabino.

Em oficio encaminhado à Secretaria de Agricultura de Alagoas, a Famecal destacou que, diante do quadro da pandemia da covid 19 que assola Alagoas e o mundo, as famílias beneficiadas pelo Programa do Leite foram profundamente afetadas pelos efeitos econômicos negativos.

O programa atende mais de 80 mil famílias carentes do Estado com a distribuição semanal de leite fornecido por mais de três mil agricultores familiares alagoanos.

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações de Edivaldo Junior  

Crédito Foto: Divulgação

Tags: Seagri ,deixa ,80 ,mil ,famílias ,sem ,leite ,AL , mês
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.