Baía da Traição: muita beleza e história no Litoral Norte da Paraíba | Rota do Sertão

TURISMO

Baía da Traição: muita beleza e história no Litoral Norte da Paraíba

21/08/2020 22:15 No Litoral Norte da Paraíba há uma praia que, além de muito bela, tem uma história que impõe respeito: Baía da Traição. Baía da Traição: muita beleza e história no Litoral Norte da Paraíba

No Litoral Norte da Paraíba há uma praia que, além de muito bela, tem uma história que impõe respeito: Baía da Traição. Ali residem alguns milhares de descendentes dos antigos proprietários da maior parte do Nordeste: os índios Potiguaras.

Os Potiguaras, por sinal, na Paraíba, não restam aldeados apenas em Baía da Traição. Mas também em Rio Tinto e Marcação, dois municípios vizinhos à Baía. Ao todo, são 32 aldeias ocupando espaço de 33.757 hectares. Foi naquela região em que foram confinados após a conquista da Paraíba, em 1585.

Isso é tudo o que restou a eles de um domínio absoluto sobre o Litoral paraibano. Por sinal, um domínio a se espraiar por um território que começava no atual Estado do Maranhão e chegava ao Litoral do Estado de Pernambuco.

História

A Baía da Traição foi palco de episódios sangrentos marcados, especialmente, pela exploração e comércio do pau brasil. Assim sendo, por ali se digladiaram portugueses, holandeses, franceses e índios nos primeiros capítulos da história do Brasil.

Hoje, os índios se tornaram – não, absolutamente, mas, no que podem – guardiões de praias com fortes atrativos naturais. Portanto, falésias, rios e lagos oferecem aos turistas – que, a bem da verdade, ainda não são em elevado número – momentos de desfrute inigualável.

A praia

A praia, particularmente, é muito boa de banho, porque limpa, tranquila e morna, como se repete por todo o litoral paraibano. Melhor ainda, para as crianças, nos momentos de maré baixa, quando se torna ainda mais agradável.

De lembrança a quem passa, têm as artes indígenas, que são comercializadas na praia. Ainda mais, nas aldeias, mesmo, onde a visita é algo obrigatório para o turista. Inclusive, com passagens pelas ocas.

Em Baía da Traição existe uma razoável estrutura de hotéis, pousadas e restaurantes. A culinária local providenciada pelos caboclos, tem, sobretudo, o gosto da simplicidade, baseada em frutos do mar.

Dessa forma, não deixe de visitar Baía da Traição na próxima vez em que você for à Paraíba. Você vai ver só o que estava perdendo, até então.

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações de Sérgio Botêlho   

Crédito Foto: Divulgação

Tags: Baía ,Traição, beleza , história ,Litoral ,Norte ,Paraíba
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.