Relações perigosas. Parceiros sexuais alteram microrganismos do corpo | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Relações perigosas. Parceiros sexuais alteram microrganismos do corpo

09/12/2020 11:44 O estudo inédito realizado por cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, analisou amostras de fezes de homens homossexuais e de heterossexuais. Relações perigosas. Parceiros sexuais alteram microrganismos do corpo

A nova pesquisa norte-americana publicada na PLoS Pathogens, e divulgada na revista Galileu, sugere que os parceiros sexuais que temos podem alterar os microrganismos que compõe o nosso corpo.

De acordo com os pesquisadores, homens gays apresentam diferenças na ativação imunológica e na componente do microbioma do intestino, comparativamente a homens que têm relações sexuais com mulheres.

Para efeitos da pesquisa, os pesquisadores testaram camundongos, que foram divididos em dois grupos distintos.

A um foram administradas fezes de homens que haviam tido sexo anal e, o outro grupo, recebeu fezes de voluntários só haviam experimentado relações vaginais.

Quando examinaram o sistema imunológico dos roedores os pesquisadores, destaca a Galileu, perceberam que os que tinham recibo as fezes de homens que tinham feito sexo anal com outros homens, poderiam ter uma maior probabilidade de ficarem infectados pelo HIV.

"O HIV ainda é um problema em todo o mundo, e quanto mais aprendemos sobre o que torna certas populações mais suscetíveis ao vírus, mais poderemos ajudar", afirmou Laurel Lagenaur, em declarações ao portal Stat, diretora de investigação da Osel (empresa especializada em microbioma humano).

"Entender esse componente biológico, seja em mulheres ou em homens, ajuda-nos a definir maneiras pelas quais podemos ajudar a modular isso", disse.

Ainda assim, o trabalho liderado por Sam Li, pós-doutorando na UCD e uma equipe de pesquisadores apresenta várias limitações. Isso porque o estudo incluiu somente homens, ou seja, não existe qualquer dado científico relativamente à população feminina. Adicionalmente, existem dúvidas se os dados apurados podem ser extrapolados para os homens, sendo que a pesquisa foi realizada em roedores.

"Quero deixar claro que nosso estudo não mostra uma ligação entre o microbioma e a transmissão do HIV em humanos", salientou Li. "Os dados sugerem fortemente que poderia haver uma ligação e fornece uma boa razão para fazer esses estudos também em humanos".

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com Informações do Notícias ao Minuto  

Crédito Foto: DR

Tags: Relações ,perigosas. Parceiros ,sexuais , microrganismos ,corpo
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.