Com candidatura do prefeito indeferida, tio dele é único candidato ao município em Carneiros | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Com candidatura do prefeito indeferida, tio dele é único candidato ao município em Carneiros

17/10/2020 22:48 Geraldo Filho foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa; assessoria informa que ele segue em campanha. Com candidatura do prefeito indeferida, tio dele é único candidato ao município em Carneiros

Com o indeferimento da candidatura à reeleição de Geraldo Filho (MDB) em Carneiros, as urnas eletrônicas no dia 15 de novembro poderão ter uma única opção de voto para prefeito do município: Genivaldo Agra (PTB), que é tio do atual prefeito. A decisão da juíza da 19ª Zona Eleitoral, Marina Gurgel da Costa, já está atualizada no sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral, o DivulgaCand. Na página, a situação de Geraldo Filho aparece "inapto", e a situação da candidatura, "indeferido".

Geraldo Filho, que tenta disputar o quarto mandato para prefeito em Carneiros - ele foi eleito em 2004, 2008 e 2016; teve a candidatura impugnada com base na Lei da Ficha Limpa. Num primeiro momento, a juíza havia deferido a candidatura à reeleição, com base nos documentos pela coligação "Novo Tempo Novas Histórias" (MDB, PROS e PSC), que tem como vice, Igor Agra (MDB), em decisão no dia 06 de outubro. No entanto, na última terça-feira (13), ela voltou atrás na decisão e indeferiu a chapa majoritária, ao julgar duas Ações de Impugnação de Registro de Candidaturas (AIRC), contra o prefeito.

A decisão de indeferimento da candidatura de Geraldo Filho pode ser conferida, na íntegra, por meio desse link.

Uma das AIRC foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral e tem como base uma ação na Corte de Contas em decorrência da omissão na prestação de contas de um convênio firmado pela prefeitura de Carneiros com o governo federal, por meio da Codevasf, para a elaboração e implantação de projetos de irrigação em comunidades rurais do município sertanejo. Conforme a representação, o município recebeu R$ 950 mil de recurso federal e o projeto não foi executado integralmente.

A defesa do prefeito alegou que a Corte de Contas teria considerado que não houve 'má-fé' na omissão na prestação de contas do convênio, que a prática de crime de improbidade administrativa não foi reconhecida e que os recursos do projeto "teriam sido empregados de modo diverso (tredestinação), em políticas públicas de interesse do ente municipal" e que a ação ainda está em grau de recurso.

A juíza Marina Gurgel, declara, no entanto, que "não procede a alegação de que o acórdão é recorrível, uma vez que o requerido exauriu os recursos previstos na Lei nº 8.443, inclusive manejando embargos de declaração sucessivamente rejeitados por aquela Corte de Contas, sendo o último deles julgado através do acordão nº 6298/2018 , o qual endossou o voto condutor da ministra relatora", se referindo ao julgamento do processo no Tribunal de Contas da União.

A outra AIRC foi ajuizada pelo candidato Genivaldo Agra alegando que o prefeito estaria inelegível em decorrência de "candidaturas itinerantes" do mesmo núcleo familiar. Na representação, o candidato afirma que além de Geraldo Filho estar concluindo a terceira gestão à frente da prefeitura e estar partindo para a quarta disputa, Juliana Lopes Farias de Almeida, que seria esposa dele, está concluindo também três mandatos à frente da prefeitura de Mar Vermelho. A juíza julgou improcedente a representação e, no sistema de divulgação de candidaturas, Geraldo Filho declarou seu estado civil como divorciado.

Plena campanha

Apesar da impugnação da candidatura, Geraldo Filho continua mantendo as atividades de campanha normalmente. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do prefeito e indagou sobre o indeferimento da candidatura, e a assessoria encaminhou à reportagem cópias da decisão inicial da juíza Marina Gurgel, antes da apreciação das representações do Ministério Público Eleitoral e do candidato e oposição, que deferiam a candidatura à reeleição do prefeito.

A reportagem insistiu indagando sobre o status da candidatura estar indeferida no DivulgaCand. "Aí foge do nosso mérito. Os documentos que te mandei são claros e válidos. Te respondo com relação ao meu assessorado, com relação às informações que terceiros divulgam não posso te responder", finalizou a assessoria.

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações do 7Segundos   

Crédito Foto: DivulgaCand

Tags: Candidatura ,prefeito ,indeferida, tio , único ,candidato ,município ,Carneiros
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.