Médicos alertam: Evite tomar paracetamol antes de receber a vacina! | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Médicos alertam: Evite tomar paracetamol antes de receber a vacina!

22/02/2021 16:02 Médicos aconselham indivíduos a não tomarem analgésicos antes de receberem a vacina contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Médicos alertam: Evite tomar paracetamol antes de receber a vacina!

Há quem possa optar por tomar paracetamolou ibuprofeno antes de receber a vacina de modo a prevenir a possível dor associada. 

Embora isso não é necessário e pode potencialmente mitigar a resposta do sistema imunológicoao imunizante.

As vacinas da Oxford/Astrazeneca e Pfizer/Biontech estão sendo atualmente administradas um pouco por todo o mundo.

E enquanto milhões esperam ansiosamente para receber a sua dose, os médicos sugerem a melhor maneira de se prepararem.

Em declarações ao jornal britânico The Sun, Sarah Jarvis, médica de clínica geral e diretora clínica da Patientaccess.com disse: "há algumas evidências teóricas de que os analgésicos podem alterar a resposta imunológica do corpo às vacinas".

"Mas, nem sabemos se nesses casos isso se traduz numa proteção menos eficaz da vacina", acrescentou.

"Não há nenhuma evidência específica de que tomar um analgésico antes da vacina daCovid-19 afetaa capacidade do corpo de desenvolver imunidade".

"Portanto, o conselho de não tomar analgésicos antes da vacina é puramente uma precaução".

"Pode não fazer diferença alguma, e se fizer, certamente não será importante".

Jarvis mencionou: "uma vez que pode facilmente tomar um analgésico se sentir dor, eu não recomendo tomar rotineiramente analgésicos de antemão".

Um artigo científico de 2016 descreveu como tomar analgésicos no momento da vacinação é "desencorajado por muitos", incluindo por algumas autoridades de saúde.

Referindo que um estudo demonstrou que o paracetamol "prejudicou a resposta imune a vários antígenos vacinais" em crianças.

E em todas as pesquisas que registraram esse efeito, a reaçãonegativa manifestou-se somente após a toma deparacetemol ou de um medicamento analgésico semelhante para prevenir a febre antes de ser administrada a vacina, e não depois.

No entanto, vários outros estudos não notaram diferenças nas respostas dos anticorpos às vacinas entre as pessoas que haviam tomado ou não analgésicos previamente a serem imunizadas.

O artigo concluiu assim que ainda não há "nenhuma resposta clara" se os analgésicos e os aliviadores de febre dificultam a resposta imune a "um grau que pode resultar na falha da vacina".

 

 

Fonte: rotadosertao.com / Com informações do Notícias ao Minuto

Crédito Foto: Shutterstock

Tags: Médicos ,alertam, Evite ,tomar ,paracetamol , receber , vacina
Comentários:
    Seja o primeiro a comentar...

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes Alagoas / Política 03/02/2018 14:32 Advogado tenta impedir reportagem que denuncia deputada Thaise Guedes EXTRA é ameaçado de processo ao apurar denúncia contra parlamentar.