Joaquim Barbosa, o juiz sem caráter, samba no Rio | Rota do Sertão

NOTÍCIAS

Joaquim Barbosa, o juiz sem caráter, samba no Rio

01/01/2014 11:38 A imagem de Barbosa sambando, enquanto nega o direito dos réus da Ação Penal 470. Joaquim Barbosa, o juiz sem caráter, samba no Rio

Ontem, Joaquim Barbosa esteve num samba no Rio de Janeiro. Pela primeira vez foi também vaiado. O Globo noticiou que se ouviram “algumas vaias”, então por aí já se pode concluir que foram muitas vaias. É triste constatar que nossas elites e setores de classe média, supostamente esclarecidos, mais uma vez tentam recuperar poder político através de soluções não-democráticas. Antes, as fardas. Agora, as togas.

A imagem de Barbosa sambando, enquanto nega o direito dos réus da Ação Penal 470 de cumprir sua pena em regime semi-aberto, mantendo-os ilegalmente em regime fechado, a imagem de Barbosa sambando e rindo com atores da Rede Globo, enquanto continua aterrorizando a família de um homem doente como José Genoíno, a imagem de Barbosa me lembra um comentário de Cesare Beccaria, o pensador que revolucionou a teoria penal moderna, ao deixar para trás o espírito de vingança que caracterizava o castigo aos condenados na idade média.

Beccaria diz:

“Que contraste não é mais cruel do que a indolência de um juíz e as angústias de um réu; e das comodidades e prazeres de um magistrado, de um lado, e as lágrimas e desolação de um prisioneiro?”

No caso, a situação é ainda pior do a imaginada por Beccaria, porque o prisioneiro José Dirceu foi condenado sem provas. Dirceu também foi encarcerado ilegalmente, visto que o certo seria esperar em liberdade o julgamento dos últimos recursos, em 2014; sempre foi assim, e assim esperavam os advogados dos réus.

E agora Dirceu está preso ilegalmente em regime fechado, quando sua sentença determina o regime semi-aberto.

E passa por tudo isso sendo linchado pela mídia, que tem a incrível cara-de-pau de falar em “privilégios”.

Dirceu, o homem que elegeu Lula e ajudou a tirar dezenas de milhões de pessoas da miséria, que arriscou a sua vida pela democracia e pelos pobres, está numa pequena cela com cinco pessoas. Sem ter cometido nenhum crime. Condenado num processo surreal, onde a mídia exerceu a função protagonista de condenar os réus, patrocinando uma publicidade terrivelmente opressiva, na qual explorou todos os preconceitos e traumas populares em relação à classe política.

Enquanto isso, a família Marinho, proprietários das Organizações Globo, que ajudou a planejar o golpe de 64, que recebeu dinheiro sujo dos EUA para dar o golpe e sustentar o regime militar, que nunca fez nada pelos pobres (ao contrário, ainda hoje apoia sempre os candidatos dos ricos), continua no topo do mundo, patrocinando festas e comprando juízes.

Até quando, meu Deus?

 Miguel do Rosário – O Cafezinho

 

 

Fonte: O Globo

Crédito Foto: O Globo

Tags: Joaquim Barbosa, o juiz sem caráter, samba no Rio
Comentários:
  • 01/02/2014 11:06:34 michael rodruigues brito SOU DO PT MAS NAO APOIO LADRÃO,JOAQUIM BARBOSA ESTA SERTO TEM QUE MOFA NA CADEIA.
  • 01/02/2014 10:58:56 michael rodruigues brito SOU DO PT MAS NAO APOIO LADRÃO,JOAQUIM BARBOSA ESTA SERTO TEM QUE MOFA NA CADEIA.
  • 01/02/2014 08:53:33 Ana França Não o acho sem caráter, sem caráter são os políticos presos que estão lá por que nos roubaram, roubaram a nação, o Dr. Joaquim tem direito a se divertir como qualquer um. Me surpreende este repórter está tão indignado por ladrões na cadeia, isto me envergonha.
  • 01/01/2014 20:11:48 marcio silva eu só gostaria de ver também a indignação dos comentaristas com os presos comuns, isso a gente não consegue detectar em nenhum repórter. o judiciário brasileiro, ao contrário pregado pela reportagem, esta de parabéns, pois, numa população carcerária de aproximadamente 600 detentos, vemos apenas um grupo de pouco mais de... deixa vê... ah! 2 josé (dirceu e genuíno), sendo injustiçado. temos que premiar nosso judiciário. isso sim é padrão FIFA.

Mais lidas

Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão Bahia 10/01/2013 14:44 Por causa de um gato, homem é assassinado pelo vizinho a golpes de facão A confusão começou porque Linaldo supostamente matou o gato da...
PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Sergipe 10/05/2010 10:17 PM evita invasão ao Fórum de Frei Paulo Polícia é acionada por juíza para conter invasão ao Fórum...
Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Esportes / Pernambuco 03/06/2018 11:16 Contratado para dar experiência à zaga do Santa, Danny Morais quer ser líder no clube Zagueiro destaca papel nos problemas fora das quatro linhas e...
Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Alagoas 27/03/2012 16:15 Há oito anos Alagoas perdia o cantor Kara Veia Cantor até hoje tem sua canções tocadas em emissoras de...
Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Alagoas 04/08/2013 10:02 Novas eleições ocorrem neste domingo em 16 municípios Neste domingo (7), eleitores de 16 municípios de sete Estados...